Pesquise em nosso blog

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Mini Forum:Lixo e Cidadania.

   Procurar a cidadania por meio de discussões que envolvam questões práticas, como a coleta de lixo. O tema fez parte dos debates promovidos no nosso  CRAS do bairro Tereza Cristina.
Moradores dos bairros próximos ao centro de referência refletiram o papel do cidadão na construção de um mundo melhor .Estivemos reunidos no 2º Mini Fórum do Lixo e Cidadania, que ocorreu no Centro de Referência e Assistência Social (Cras) da comunidade.
   Com o tema “O Estado que temos e o Estado que queremos”, membros organizadores e os moradores da região debateram as necessidades do bairro, a assessora Neuza Mafra, da Cáritas Diocesana, falou sobre os direitos e deveres dos cidadãos e do Estado. Com o auxilio de Cristina Teixeira, da ONG Nossa Rua, os participantes firmaram o compromisso de transformação na comunidade, através de encontros e debates.  De forma simbólica, os presentes pintaram os pés num pano branco, como forma de assumir o exercício de cidadania. Também durante o encontro foi elaborado um mapa para depois ser construido a maquete onde mostra os anseios dos moradores, que buscam  conscientizar as pessoas a não jogarem lixos no chão, até a luta por um carro de emergência.
   O Fórum conta com várias entidades e envolve as cooperativas de catadores de material reciclável. Os encontros são realizados nos CRAS de Criciúma a cada mês. Cada encontro tem um tema diferente.Agradecemos a participação e a contuibuição de todos na luta da concretização dos nossos sonhos em busca do Estado que queremos.

Um comentário:

  1. A participação do Projovem na Construção da Maquete foi muito importante, parabéns ao coletivo que deu a sua contribuição!!! bjs Simone

    ResponderExcluir