Pesquise em nosso blog

sexta-feira, 22 de junho de 2012

CRAS TEREZA CRISTINA - CASA DA FAMÍLIA
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS
PROJOVEM ADOLESCENTE


OFICINA: JUVENTUDE E SAÚDE
TEMA: SER SAUDÁVEL E SER DOENTE
FACILITADOR: SOLANGE LUBAVY


SAÚDE E DOENÇA: O que entendemos em “Ser Saudável e Ser Doente”.

 “Ser saudável é simplesmente ter uma boa saúde, e acima de tudo ser feliz, ficar de bem com a vida”!
Muitas pessoas até dizem que ser feliz é ter saúde mais eu não acho que é assim, Ser feliz, e ter uma boa qualidade de vida, ficar de bem com a vida! E para ter boa saúde, é preciso se alimentar bem, não ingerir bebidas alcoólicas, não consumir alimentos que fazem mal à saúde, praticar algum tipo de esporte, nem que seja uma caminhada. Para ser saudável, também é preciso de uma boa convivência com os amigos e familiares, conversar, se divertir, não permanecer muito tempo diante da TV ou computador. Ser saudável é não se entregar as futilidades da vida, é ter boa alimentação sempre, ter horários regulares para realizar as atividades, não se entregar ao sedentarismo e nem as mordomias da vida moderna...
Hoje em dia somos tentados a nos acomodar, há ter cada dia mais uma vida parada dentro da comodidade... é preciso adquirir os bons hábitos de caminhar sempre, de adquirir alimentos orgânicos , não se adaptar demais as coisas industrializadas... Ser saudável é ser consciente de si mesmo, fazendo e consumindo aquilo que não te consome. Para algumas pessoas, vida saudável é simplesmente evitar doenças. Na verdade o conceito é muito mais amplo, vai muito além. Hoje já sabemos que vários fatores influenciam a saúde, como: o relacionamento no meio familiar e no trabalho, o local em que se vive o estado emocional e até mesmo o estado espiritual da pessoal. Se tudo isso não estiver harmônico, o indivíduo fica doente com mais facilidade. Portanto, para uma vida saudável é necessário encontrar um ponto de equilíbrio e, esse ponto é obtido com os valores do bem-estar físico, mental, social e espiritual.




Bem-estar significa a pessoa estar bem consigo mesma. Essa sensação depende de muitos fatores. A predisposição genética de cada pessoa é um desses fatores, além do ambiente em que se vive e dos cuidados que se tem com a saúde e da disposição psicológica para enfrentar a vida.
Doença (do latim dolentia, padecimento) designa em medicina e outras ciências da saúde um distúrbio das funções de um órgão, da psique ou do organismo como um todo que está associado a sintomas específicos. Pode ser causada por fatores externos, como outros organismos (infecção), ou por disfunções ou más funções internas, como as doenças autoimunes. A patologia é a ciência que estuda as doenças e procura entendê-las.

PORQUE AS PESSOAS FICAM DOENTES?

O que significa para nós a doença que se manifesta no nosso corpo? O que significa doença?

Para algumas pessoas, vida saudável é simplesmente evitar doenças. Na verdade o conceito é muito mais amplo, vai muito além. Hoje já sabemos que vários fatores influenciam a saúde, como: o relacionamento no meio familiar e no trabalho, o local em que se vive o estado emocional e até mesmo o estado espiritual da pessoa. Se tudo isso não estiver harmônico, o indivíduo fica doente com mais facilidade. Portanto, para uma vida saudável é necessário encontrar um ponto de equilíbrio e, esse ponto é obtido com os valores do bem-estar físico, mental, social e espiritual.

Muitas pessoas dirão que é o contrário de saúde. Outras dirão que são os problemas físicos que apresentamos, ou as nossas disfunções orgânicas. E se eu disser que a doença na verdade não existe? A maioria das pessoas vai dizer que eu sou louco. Como pode não existir doença se os hospitais e postos de saúde estão cheios de gente doente. É verdade, os hospitais e ambulatórios estão sempre repletos de pessoas com problemas físicos. A doença é a representação física de algum problema emocional. A doença só se manifesta para chamar a nossa atenção. Ela é o sinal visível e sensível de que não estamos dando a devida atenção a nossas questões emocionais. É um sinal de desarmonia emocional. A doença é a maneira que o nosso subconsciente usa para chamar nossa atenção, assim como também, chamar a atenção dos outros.
A doença é a expressão física de algum problema emocional não atendido e não resolvido. Este desequilíbrio emocional é causado por algum conflito, e este provoca stress. Stress produz adrenalina e cortisol além do necessário, e o excesso de cortisol vai enfraquecer a área do corpo correspondente ao conflito emocional, produzindo assim o sintoma e posteriormente a doença.
O bem-estar mental pode ser obtido pelo equilíbrio emocional e o bom convívio familiar. O estresse, a depressão, o nervosismo e principalmente a ira, bloqueiam o sistema imunológico, diminuindo a defesa contra doenças. O laser é parte fundamental no processo do bem-estar mental.
O bem-estar social é alcançado com moradia adequada, acesso a tratamento de saúde, senso de segurança pessoal, condições de trabalho e renda satisfatórios. Algumas pessoas obtêm o bem-estar espiritual através da oração e prática de uma religião. Outras pessoas alcançam a espiritualidade quando estão em contato mais próximo com a natureza ou praticando a meditação. Cada pessoa tem uma maneira própria de exercer sua espiritualidade. O importante é ter paz interior, para que dessa forma, as decisões para um direcionamento da vida sejam tomadas de forma mais clara e sensata. Nessa oportunidade do bem-estar espiritual, a pessoa passa a ter um raciocínio para proporcionar o bem-estar coletivo, começando por abranger as pessoas mais próximas de seu relacionamento.
Muitas pessoas não sabem, mas a plenitude da vida saudável só é alcançada através de decisões pessoais, ou seja, é necessário querer, buscar e se empenhar para conseguir a boa saúde. Alcançar a vida saudável pode ser uma tarefa simples desde que se tenha o desejo, se faça um planejamento, direcionando as prioridades e mudança de hábitos. A mudança para uma vida saudável não é urgente, mas é prioritário. A prática da vida saudável irá pavimentar o crescimento e aperfeiçoamento individual em busca da felicidade. Ela pode ser praticada por todos, em qualquer fase da vida, inclusive por pessoas que já tiveram algum tipo de doença anterior. A vida saudável, portanto, vai muito além de se ter uma alimentação adequada, boa disposição e o controle do stress. As relações afetivas estáveis têm grande influencia na saúde, assim como a realização profissional e a segurança.
A herança genética, geralmente não pode ser alterada. Nossos genes trazem informações arquivadas desde o nascimento como a possibilidade de uma vida longa ou curta e a incidência de enfermidades que muitas vezes não podemos evitar. Entretanto, com a aplicação dos conhecimentos atualizados da medicina ou mesmo através da mudança do local em que vivemos. Evitando, por exemplo, locais com poluição do meio ambiente, poderemos influir e modificar a trajetória de um determinado tipo de doença.
Existem vários fatores nocivos à saúde que temos a capacidade de transformar para hábitos saudáveis. Essa capacidade de transformação pode ser determinante para uma vida mais longa e saudável.
A preocupação com a nossa saúde deve ser passada de mãe para filho, mostrando quão importante é praticar a boa alimentação, o bem-estar físico, mental, social e espiritual. Além disso, é importante fazer avaliações com o médico e realizar exames complementares para um mapeamento da saúde. Muitos detalhes estão envolvidos para alcançar uma vida saudável, devido a isto, somente com um planejamento o sucesso é obtido.

Texto pesquisado por: Ingrid Hipólito Barbosa
                           Crisma M. Tome
                           Indianara D. Fernandes

Revisado por: Solange Lubavy

Postado por: Ana Claudia Zanelato






CRICIÚMA
2012
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário